De acordo com o documento "Orientação aos Órgãos de Unificação", publicado pela Federação Espírita Brasileira (FEB), em determinadas condições, "[...] a Entidade Federativa pode executar ações chamadas de campo experimental. O campo experimental, agregado à própria Entidade Federativa, ou a um ou mais Centros Espíritas por ela designados, deve ser entendido como um local onde estão sendo implementados projetos, pesquisas e programas de estudo e de prática, inclusive com o objetivo de avaliá-los e convalidá-los".
Para esclarecer melhor, vamos imaginar que a DIJ-FEDF acaba de desenvolver seu projeto de implementação de Evangelização no Ventre, com o intuito de apresentá-lo às Casas Espíritas do DF e Entorno. Antes de sua apresentação oficial, este projeto precisa ser testado, avaliado, aperfeiçoado e enriquecido, tendo todas as suas falhas corrigidas e estando apto a oferecer os melhores resultados para as gestantes e os melhores subsídios para as Casas que decidirem iniciar o trabalho, concorda?
É que entra o papel do polo experimental.
Para que todos esses processos de aperfeiçoamento do projeto de Evangelização no Ventre aconteçam, ele precisará ser testado. E isso é feito por meio do polo experimental (ou campo experimental), procedimento por meio do qual algumas Casas Espíritas, voluntariamente, manifestarão sua adesão para a realização desse projeto em suas dependências, em caráter experimental. A DIJ-FEDF atuaria, então, no treinamento, auxílio e supervisão para a implementação da Evangelização no Ventre nas Casas voluntárias. Após um período determinado, acordado com a Casa, a atividade seria avaliada em vários níveis e por vários atores (evangelizadores, coordenador, diretor e frequentadores). Com a avaliação, o projeto pode ser melhorado, chegando na condição ideal para a divulgação para todo o DF e Entorno.
Presentemente, a DIJ FEDF apresenta uma coordenação especializada em em realizar atividades com características experimentais (para testar metodologias inovadoras, iniciar novas frentes de trabalho, incorporar o uso de tecnologias na evangelização, dentre outras) conforme a previsão do documento mencionado, tudo para trazer as melhores entregas para as casas espíritas do DF e entorno.
Evangelização no Ventre
Casas parceiras e período de parceria:
A definir: 1º semestre de 2024
Evangelização no Ventre: o documento será disponibilizado após o período de experimentação e aperfeiçoamento do projeto de atividade.