A Diretoria de Infância e Juventude (DIJ) é um órgão diretor que compõe a Diretoria Executiva (DIEX) da Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF), juntamente com várias outras diretorias. A DIEX é um dos quatro órgãos que administram a FEDF (de acordo com Estatuto da FEDF em seu art. 19. Documento disponível para download em https://www.fedf.org.br/downloads).
De acordo com o Regimento Interno da FEDF, a DIJ tem por finalidade a difusão do conhecimento espírita e da moral evangélica pregada por Jesus às casas espíritas do Distrito Federal e Entorno. Diferentemente do trabalho realizado pelas casas espíritas propriamente consideradas (cuja função é essencialmente executiva, de efetivação das decisões, planos e recomendações federativos, de prestação de atendimento aos frequentadores por intermédio de suas atividades, entre outras), a DIJ FEDF apresenta funções um pouco diferentes. Em seu papel de órgão superior do movimento federativo do Distrito Federal na área de infância e juventude, suas funções são eminentemente políticas, isto é, de comando, direção, fixação de diretrizes, elaboração de projetos de abrangência distrital, e outras ações de caráter similar.
Por isso, enquanto casas espíritas estão preocupadas com a realização de palestras, com o oferecimento da Evangelização Espírita Infantojuvenil, passes, estudos, trabalhos de assistência a seus frequentadores, a DIJ FEDF está voltada atividades de caráter distinto, como por exemplo: preparação de cursos de capacitação de evangelizadores, a produção de documentos normativos de atividades afesta à área de infância e juventude, a divulgação de metodologias modernas de ensino para as DIJs das casas espíritas, a realização de eventos de integração distritais, a criação e manutenção de rodas de conversa entre casas espíritas e Coordenações Regionais Espíritas (CRE), a supervisão e o apoio às atividades evangelizadoras realizadas pelas casas, atuando de forma a oferecer o melhor às casas e trabalhadores da Evangelização de nossas crianças e jovens.
Com tudo isso, conseguimos concluir que, antes de serem concorrentes, as atividades da DIJ-FEDF e das DIJs das casas espíritas do Distrito Federal são complementares, indispensáveis umas às outras, todas caminhando para um mesmo objetivo: a evangelização de almas!
Em sua estrutura, a DIJ é formada por várias coordenações que trabalham de forma conjunta e harmônica, no sentido do atingimento de seus objetivos. Essas coordenações formam seu Colegiado, órgão deliberativo da Diretoria.
Trabalhar de forma colegiada apresenta vantagens, como evitar o personalismo, ao tirar foco em um único indivíduo no tocante a decisões de relevo; também é uma medida de segurança contra obsessões, a que sempre estão sujeitos aqueles que lideram as frentes de importantes trabalhos na seara de Jesus; além disso, amplia as possibilidades de trabalho, trabalha com diferentes pontos de vista, alarga entendimentos e multiplica competências, potencializando a força criativa da Diretoria.
O Colegiado da DIJ FEDF apresenta 4 coordenações, a saber:
Coordenação de Estudos, Pesquisas e Formação - COEPF - cujas competências são:
Desenvolver estudos e planejar formações de cunho doutrinário, pedagógico, psicológico e parental, apropriados ao contexto da Evangelização Espírita Infantojuvenil (EEI), para subsidiar a prática federativa da DIJ;
Estruturar pesquisas de interesse para a DIJ, bem como dar publicidade aos seus resultados;
Elaborar propostas de inovação pedagógica, na forma de métodos pedagógicos, projetos e afins, orientadas ao aprimoramento do processo de evangelização em todas as suas manifestações; e
Buscar atualização permanente no tocante ao progresso científico das áreas afins com o trabalho da EEI, de forma subsidiar os estudos, pesquisas e formações que lhe competem.
Coordenação de Aperfeiçoamento e Experimentação Pedagógica - COAEP - cujas competências são:
Criar e manter turmas de evangelização, Grupo de Pais e projetos de interesse para servirem como polo experimental de inovações pedagógicas;
Promover a aplicação e a avaliação das inovações pedagógicas propostas pela Coordenadoria de Estudos, Pesquisas e Formação em seus polos experimentais;
Elaborar semestralmente relatório sobre as atividades em curso desenvolvidas a fim de avaliar o progresso do experimento; e
Elaborar guia/roteiro/manual projetos exitosos para aplicação em outras casas espíritas, cabendo a estas a adaptar de acordo com a realidade vivida.
Coordenação de Eventos Federativos – COEFD - cujas competências são:
Realizar eventos federativos orientados à infância, à juventude e aos responsáveis pelos evangelizandos; e
Realizar eventos de formação inicial e continuada para trabalhadores da EEI, de acordo com os materiais elaborados pela COEPF.
Coordenação de Ação, Integração e Apoio ao Movimento Espírita - CAIAM - cujas competências são:
Promover a integração da DIJ FEDF com os Centros;
Promover a exportação das experiências exitosas realizadas pela COAEP para as Casas Espíritas do DF;
Auxiliar na implantação e aperfeiçoamento da EEI nas Casas Espíritas do DF e entorno;
Servir de canal de comunicação FEDF-Centros e entre Centros, fomentando a partilha de experiências, o amparo mútuo e a escuta ativa; e
Prestar apoio e supervisão diretos às DIJs das Casas Espíritas do DF e entorno.
Atualmente, ocupam os cargos de direção, coordenação e secretaria da FEDF:
Diretora
Geice Leal
Diretor-Adjunto
André Nonato
Coordenador de de Estudos, Pesquisas e Formação - COEPF
Rafael Gauche
Coordenadora de Aperfeiçoamento e Experimentação Pedagógica - COAEP
Tatiana Nogueira
Coordenadora de Eventos Federativos – COEFD
Cristiane Rocha
Coordenador de Ação, Integração e Apoio ao Movimento Espírita - CAIAM
Rubens Costa
Secretária
Silvia Eveline
A figura acima apresenta o Colegiado da DIJ. As atividades de secretaria são realizadas por um órgão específico vinculado à Diretoria, sem compor, contudo, o Colegiado.